Drones na Mineração

INTRODUÇÃO

A DRONE4MAP ajuda profissionais do setor de construção civil e mineração a usar drones para mapear, medir e compartilhar informações precisas sobre suas obras e ativos.

ORTOMOSAICO

Imagem em alta resolução para análise visual, identificação de estruturas e equipamentos.

CÁLCULO DE VOLUMES

Com o uso da aerofotogrametria calculamos o volume de pilhas de minérios ou outros materiais para inventários e também podemos medir uma área delimitada.

CURVAS DE NÍVEL

Desenho de curvas de nível com vários espaçamentos para execução de projetos de atividades e expansões da área produtiva .

COMO FAZEMOS

As imagens do levantamento aéreo capturas pelo drone são carregadas em um espaço tridimensional, criando uma malha de linhas em 3D e uma superfície perfeita para calcular volumes.

Para uma área de 150 ha cerca de 1.600 fotos capturadas. Altitude de 120 metros. Tempo de voo de 2 hs.

Software compara milhares de pontos em comum nas fotos, considerando as suas coordenas x, y e z. Não foram usados pontos de controle.

O algorítimo inteligente gera uma nuvem de pontos densa, a partir da qual são gerados o modelo 3D e o ortomosaico.

VANTAGENS

Entenda as diferenças e conheça as vantagens do mapeamento aéreo com drone em relação aos métodos tradicionais de medição.

No método convencional de medição de volume, os pontos capturados são poucos (fig. 1), o que interfere na qualidade do resultado final, podendo chegar a diferenças de mais de 2% do volume real.

No aerolevantamento feito por drones, os milhares de pontos obtidos (fig. 2) geram uma superfície mais próxima do real .

Diferenciais:

  1. O mapeamento com drones economiza dinheiro aos nossos clientes, cobrindo grandes áreas em um tempo inferior ao método tradicional. O trabalho de uma semana de coleta tradicional de dados pode ser feito em apenas um dia!
  2. O nível de resolução obtido é muito maior em relação à topografia convencional. Em apenas 150 ha são obtidas cerca de 1.600 fotos, gerando ortofotos em altíssima resolução, que sobrepostas às curvas de nível criam produtos ricos em informação.
  3. A exposição aos riscos operacionais é muito menor, pois a equipe de técnicos precisa de apenas alguns locais para decolagem, evitando a locomoção de pessoas por toda a área produtiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *